terça-feira, 8 de setembro de 2009

♥ Glossário do Scrap Digital ♥

Action - Aplicativos de programas gráficos que efetuam efeitos em "ações". Facilitando o trabalho do designer.
Bow - Laço
Brads - Bailarinas, da mesma forma como é no scrapbooking artesanal.

Cardboard - é o papelão corrugado, muito usado em embalagens. No scrapbooking digital é usado em detalhes para enfeitar, com a parte corrugada aparecendo.

Chipboard - formas produzidas em papelão cinza. Muito usado no scrapbooking artesanal.
Chalk - é um pózinho que as scrappers tradicionais passam em elementos do LO pra parecer uma sombra daquela cor, pode ser rosa, azul, branco. Também pode dar um efeito "sujinho".

CMYK - é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Amarelo (Yellow), Magenta (Magenta), e Preto (blacK). É utilizado em meios que têm fundo branco, como as impressões em papel.

CMY- é a mesma coisa, porém sem a cor preta. O resultado da sobreposição das três cores, na impressão gráfica, é uma cor intermediária entre o cinza e o marrom; por isso mesmo considera-se o preto a quarta cor primária.Para Impressão de Livros ou qualquer outra coisa que seja impressa, é usada esta combinação. É o famoso "Azul, Vermelho e Amarelo" que nós brincávamos quando éramos crianças misturando as tintas para obter cores novas. [http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK] (http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK%5D)
Collab ou Collaborative Kit - Kits colaborativos criados pelas designers de uma mesma loja. Também podem contar com designers convidadas (Guest Designers) de outras lojas.
Corners ou Photocorners - São as cantoneiras usadas para prender a foto no backgound de um LO.
Crumple - Efeito "Amassado"
CT Call - Chamado para time creativo. É quando uma designer abre um chamado para seu time de criação, selecionando scrappers para criarem layouts com seus produtos.
CU - Comercial Use, são elementos, papeis e outros que você pode usar para montar seus kits.



DL - Download
Doodles - Rabiscos ou desenhos feitos a mão livre.

DPI - dots per inches (pontos por polegada) - Resolução de imagem para impressão.

Embellishment - Assim como no scrapbooking tradicional, esta palavra significa Enfeite, isto é, todos os elementos adicionais que usamos para enfeitar nossas páginas ou trabalhos como: tags, fibras, laços, fitas, molduras etc.
Eyelet - Ilhós



Fibers - Fibras
Flipar - Flipar a imagem é o mesmo que inverter/virar a imagem. Podemos flipar na horizontal ou na vertical.

Flower(s) - Flor(es)

Frame - Moldura

Free Style - Estilo de design de um kit ou LO, sem forma definida ou que não é vinculado a regras de harmonia. Estilo livre!

GC ou Gift Card - Vale-presente

Ghost Shapes - formas feitas com acetato ou transparência. Muito usado no scrapbooking artesanal.

Heritage - herança, algo que foi herdado; patrimônio; legado; costumes e tradições passados de generação a generação. Mas é um estilo de design também! Um exemplo são aqueles kits amarronzados ou amarelados, com aspecto de velhinhos e usados. Kits com chaves e relógios antigos, metais envelhecidos, árvores genealógicas, muito chalk e ink etc.

Inked Edges - é aquele efeito de quando a gente passa carimbeira (almofada para carimbo especial para uso em scrapbooking e artesanato) na borda dos elementos, deixando a tinta
borrada.

JBR - Ferramenta 'Brush" nativa do Paint Shop Pro.

Journal ou Journaling – Complemento de um LO que descreve detalhes sobre a fotografia através de cabeçalhos, títulos, poemas, canções ou histórias. É o texto que escrevemos sobre as emoções e informações importantes do momento em que as fotos foram tiradas. No journaling é muito importante conter dados como: Onde a foto foi tirada, quando, o que acontecia no momento da foto etc. É provavelmente a parte mais importante do álbum de memórias.

Layered Template ou LT - Arquivo em formato PSD (Photoshop) formado por diversas camadas e usado para criar layouts. É como se fosse uma página pronta, porém nesta você pode escolher os papéis e elementos da sua preferência para montar. Pode inclusive mudar a posição de cada camada criando assim várias páginas com o mesmo template.

LO - layout (Layout é um esboço mostrando a distribuição física e tamanhos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço. [pt.wikipedia.org/wiki/Layout])

LOTD - é 'Layout Of The Day', ou seja, o melhor LO colocado na galeria neste dia. LOTM (o do mês).

Mask - Mascara

PAP - Passo-a-Passo

Paper Clip - Clipe para papéis.

PC - Personal Computer

PI - Photo Impact

Plugin - Programas acessórios aos browsers que desempenham de uma tarefa específica (som, video etc).

PPI - Points per Inch (pontos por polegada) - Resolução de imagem para tela do computador.
Prong ou Photoprongs - São aqueles prendedores localizados na parte de trás dos porta-retratos para fechar a tampa dos mesmos. Eles normalmente são usados para enfeitar os layouts simulando a sustentação da foto e outros elementos.

PSE - Photoshop Elements

PS - Photoshop

PSP - Paint Shop Pro

Quick Page, Scraplet ou Plopper - Página ou LO semi-prontos e montados, onde o único trabalho que se tem é o de colocar a(s) foto(s) e o journaling.

Quote ou Quotation - São frases, trechos de textos, poemas ou letras de música que acrescentamos ao nosso journaling, geralmente de outra autoria. Ex.: "Como é grande o meu amor por você" - Roberto Carlos.

RGB - Padrão de três cores (vermelho, verde e azul, em inglês Red-Green-Blue), consideradas primárias nos trabalhos com luz, como a projeção de imagens, e também na formação das cores em cinescópios coloridos de televisores e monitores. A mistura dessas cores em seus matizes máximos pode gerar a luz branca. É normalmente confrontado com o padrão CMYK, usado na impressão, que muitas vezes apresenta distorções ao original RGB mostrado no computador.[www.unb.br/fac/ncint/pg/galeria/glossario.htm] (http://www.unb.br/fac/ncint/pg/galeria/glossario.htm%5D)

Ribbon - Fitas

Ric-Rac - Sianinha, também chamada de Grega.

Rub-On - Decalque com efeito desgastado

Sampler - Uma amostra do trabalho da designer oferecido (geralmente) gratuitamente (freebie).

Sanding Effect - Efeito que imita o lixado ou desgastado

Scraplift - É um termo usado por scrapbookers e descreve o processo de inspiração em layouts ou projetos de outras pessoas, idéias em revistas, livros, web e usá-los em seus projetos. Muitas pessoas compartilham suas idéias e ficam felizes ao perceber que outras pessoas se inspiraram e se motivaram com seus projetos. No caso de utilizar o "scraplift", não esqueça de dar os devidos créditos à autora original do projeto.

Shabby - efeito envelhecido nos scraps, aquele ar de coisa usada, gasta.

Sketch - É o esboço ou rascunho que criamos antes elaborar uma página. Nele definimos como ficarão dispostos títulos, fotos, journaling, enfeites etc. O mesmo sketch pode se usado como exemplo para diferentes páginas.
Stitch(es) - Costurinhas, alinhavos e bordadinhos.
S40 e SH4 - são produtos onde geralmente é permitido a utilização para criação de páginas, layouts, websites ou blogs. 


Tag - São aquelas etiquetas em vários formatos e tamanhos, muito usadas para enfeitar os LOs, escrever pequenos journalings, com monogramas estampados etc.
Tearing - Efeito "Rasgado"

Trim - É o nome dado àqueles cordões com contas coloridas e florzinhas de feltro ou couro, usados para enfeitar as páginas. Esses cordões podem ser feitos de couro, de barbante, de linha encerada ou mesmo de papel enroladinho.

Tuto - Tutorial

TOU - Terms of Use - Termos de Uso que normalmente acompanham os kits digitais e fontes e que falam das licenças de uso. É bom guardar os TOUs junto com os kits sempre para consultas sobre a autoria.

UL - Upload



Word Art - Pequenas frases ou citações de textos e poemas de autores conhecidos (ou não), elaboradas com duas ou mais fontes para dar um aspecto mais artístico. Fica bárbaro num LO.


PS. Termos tirados da net (http://forum.digiscrappersbrasil.com.br/showthread.php?t=245 ; )
SEmpre que acharmos um termo novo atualizaremos, se vc souber de algum que não esteja aqui pode nos mandar. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário